Preciso mesmo usar filtro solar diariamente?

Hey Sweety!!

 

Já postamos várias dicas sobre como se cuidar no verão neste post aqui, lembra? Mas hoje vou falar de um item indispensável e que ainda gera muitas dúvidas pra algumas pessoas… o uso do filtro (ou protetor) solar. Afinal, qual a sua importância, e qual a forma certa de usar?

Apesar de proteger a pele contra o sol, o protetor não deve ser usado apenas em dias em que vemos o sol brilhando lindamente no céu! Ele pode (e deve) ser usado todos os dias (mesmo no frio e na chuva, sabia?). Afinal, o sol continua lá e seus raios podem ser nocivos para nossa pele. E se engana quem pensa que o filtro solar só precisa ser aplicado no rosto. Não mesmo!!! Ele deve ser aplicado em qualquer área exposta do corpo (pescoço, braços, colo…e até no pé!)

E o problema pode ir muito além de manchas na pele difíceis de tratar…ou aquele vermelhão que nos atinge depois de um dia de sol sem protetor. O câncer de pele tem uma incidência altíssima e cuidados muito simples podem ajudar a evitar seu aparecimento.

Esse tipo de informação é bastante séria para ser passada, e como profissional na área da saúde, acho muito importante divulgar. Por isso, tentei chamar a atenção para esse post para que também leiam este link aqui , da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com dicas sobre a melhor forma de prevenção sobre o câncer de pele.

20161108_202755

Agora com relação ao que eu conheço dos produtos que já usei, posso dar algumas dicas também. Todos os produtos da foto fizeram parte do meu arsenal para a última viagem de férias. Para o rosto, de todos os produtos que já testei, me adaptei melhor com protetores de toque seco. O meu favorito para o rosto é o Episol SEC, mas com frequência dou eu descanso para a pele com outro.

Para o corpo, me adaptei muito bem com os protetores da Nivea. Acho fáceis de espalhar, fragrância suave e nunca tive problemas com a proteção. Para o meu marido, costumo usar a versão spray (mais fácil para aplicar em regiões com mais pelo, como braços e pernas). O Sundown sempre foi meu favorito de infância, com seu cheirinho inconfundível, mas acho mais chatinho pra espalhar. O Coppertone foi fácil de espalhar, mas não possui proteção imediata (recomenda-se aplicar 15 minutos antes da exposição solar). E o da neutrogena protegeu bem, mas deixou algumas roupas amareladas.

Não esqueça também dos riscos de de usar produtos para bronzear o corpo, ainda que sejam próprios para isso. Então não preciso comentar sobre receitinhas caseiras para garantir bronzeado, né? Por favor, nunca mesmo, usem qualquer uma delas, pois o prejuízo pode ser muito mais sério do que imaginam.

Busquem sempre filtros solares que conseguem se adaptar melhor, seja em gel, mousse, creme, spray… não esquecendo também de usar corretamente protetor labial.  Seguindo estas dicas, você vai poder contar com uma pele bonita e saudável sempre!!

Um beijo e até amanhã!

Deixe uma resposta