Nutri Responde: Dúvidas gerais sobre alimentação saudável

Hey Sweety!!

Fim de semana já é dia de sair da dieta, fim de semana com Natal, mais ainda e ainda com o Ano Novo vindo ai. Para começar o ano com hábitos mais saudáveis, hoje vamos comentar algumas duvidas / comentários clássicos de quem quer ter hábitos mais saudáveis.

“Suco ou refrigerante?” Pode parecer obvio, mas não é! Muita gente troca o refrigerante pelo suco ou chá de caixinha, mas não é uma escolha nem um pouco saudável! O suco e o chá pronto tem a mesma quantidade de açúcar, sódio e corantes que o refrigerante. Se as únicas opções são suco e refrigerante, prefira água! Mas se a vontade de uma bebida doce é muito grande, prefira as versões zero e consuma com muita moderação.

“Exagerei ontem, por isso hoje não vou comer nada para compensar.” Até dói ouvir isso! É preciso sim compensar, mas não ficar sem comer! Depois de um dia de grandes abusos, faça todas as refeições de forma mais leve, inclua frutas, legumes verduras e carnes magras, inclua chás e tome muita água! O ideal não é comer errado sempre, mas se algum deslize acontecer, não se culpe e volte aos hábitos saudáveis. Já falamos aqui o quanto o jejum faz mal.

“Quero emagrecer, vou trocar refeições por shake.” Se ficar sem dói, essa quase me mata! Para resumir esse assunto: nenhum shake do mundo é completo e saudável suficiente para substituir uma refeição que contenha alimentos in natura! As melhores escolhas são alimentos frescos e não os industrializados.

“Minha amiga fez aquela dieta da revista e perdeu 10kg em 1 semana, vou fazer também!” Toda reeducação alimentar, principalmente para quem quer perder muito peso em pouco tempo, deve ser individualizada e acompanhada por nutricionista, educador físico e médico (pelo menos, na maioria dos casos, é necessário acompanhamento com psicólogo também), para que os resultados sejam saudáveis e a reeducação de hábitos seja permanente. Essas dietas da moda podem te trazer resultado momentaneamente, mas esses kilos perdidos podem voltar com a mesma facilidade que foram embora, devido a ausência da reeducação alimentar.

“Quantas calorias devo consumir?” Essa resposta depende de muitas variáveis, como peso, idade, sexo, atividade física, objetivo (perder peso, ganhar massa muscular, manutenção do peso) e quem deve determinar o valor calórico diário de um paciente é um nutricionista, já que cada paciente tem uma necessidade diferente, que deve ser estudada!

Esses são comentários que sempre ouvimos, mas quais são as suas dúvidas? Conta pra gente nos comentários para ter a resposta em um próximo post!

Um beijo, e até amanhã!

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