Mas afinal, o que são calorias negativas?

Hey Sweety!!

 

O termo da moda quando o assunto é dieta e emagrecimento são as “calorias negativas”. Mas afinal, posso consumir esse tipo de alimento, quase milagrosos, sem culpa e sem nenhuma contra indicação? Na verdade não é bem assim!

Os alimentos que pertencem a esse “grupo” são os alimentos com baixa caloria, poucas gorduras, muita água e muitas fibras em sua composição. Segundo o raciocínio das calorias negativas, eles recebem essa denominação pois apresentam valor calórico inferior a caloria gasta para digerir e absorver os nutrientes presentes nesse alimento.

E quais alimentos são esses: frutas, legumes e verduras, preferencialmente consumidos crus e com as cascas.

Mas esses alimentos não são saudáveis? Claro que sim! Mas não fazem milagres!

Esses alimentos não suprem todas as suas necessidades nutricionais, por isso devem estar aliados a outros alimentos, como os cereais, carnes e leite e seus derivados, para que o consumo de nutrientes seja variado e adequado as suas necessidades.

Alimentos com baixas calorias, poucas gorduras e muitas fibras devem ser consumidos por quem quer manter hábitos saudáveis e também por quem quer emagrecer, pois esses alimentos promovem um bom funcionamento do intestino, são ricos em vitaminas e minerais, por isso são melhor aproveitados para diversas funções do nosso corpo, muito além de simplesmente te fazer emagrecer.

Mas o fato de possuírem poucas calorias não significa que apenas o consumo desse tipo de alimento vai te fazer emagrecer. O balanço energético negativo é sim o maior aliado da perda de peso. Para isso o consumo de calorias deve estar equilibrado com o gasto de energia em atividades físicas regulares e suas atividades diárias. O emagrecimento está muito além do consumo de apenas um grupo de alimentos.

Mas então o que eu faço para emagrecer? Para emagrecer de forma saudável, procure orientação com nutricionista e educador físico para reeducar seus hábitos alimentares e encontrar uma atividade física que traga resultados, mas também seja prazerosa, pois assim o trabalho será focado nas suas necessidades, hábitos e disponibilidade, e assim atingir resultados de forma equilibrada, saudável e permanente!

Um beijo, e até amanhã!

Deixe uma resposta