Jejum

Hey Sweety!!

Já conversamos um pouquinho aqui sobre o quanto é importante comer a cada 3 horas. Quando alguém que emagrecer, normalmente a primeira coisa que pensa é que vai ter que passar um longo período sem se alimentar, mas esta prática é muito prejudicial ao organismo e também não ajuda em nada no processo de perda de peso.
Nosso corpo precisa de energia para funcionar, realizar suas atividades diárias e reparar possíveis danos, e a energia vem da alimentação, que fornece os substratos que o organismo precisa para dar energia adequada para cada parte do nosso corpo.
Quando não mandamos o substrato, o corpo precisa trabalhar ainda mais, pra manter a produção de energia adequada. É ai que ele usa as reservas de “emergência”. A primeira a ser usada é a reserva de açúcar (que são muito pequenas), depois as reservas de proteínas (que são os músculos) e por último ele usa as reservas de gordura (que é a maior reserva que o nosso corpo consegue armazenar). Apesar dessas reservas, o metabolismo fica mais lento, para diminuir a necessidades energéticas.
Ninguém quer perder músculos, mas todo mundo quer perder gordura. Os nutrientes que comemos e “sobram” para ser armazenados, são sempre na forma de gordura. É triste, mas é uma forma do nosso corpo se proteger da falta de substrato de energia.
Quando passamos por um grande período de jejum, o corpo precisa se preparar para suprir uma nova possível falta de energia. Para isso, “guarda” tudo que for possível para garantir uma fonte de energia. E sim, essa reserva vai ficar em forma de gordura!
Quanto mais tempo ficamos sem comer, maior a fome e maior o seu prato. Quando ficamos sem comer, o hormônio responsável pela sensação de fome é liberado, o que pode promover ataques de gula!
Sim, se a sua dieta contempla grandes períodos de jejum, você vai emagrecer, mas não de forma saudável, por algumas razões: primeiro você perde líquidos, depois que antes de queimar as gordurinhas, os seus músculos vão diminuir para garantir que seu corpo tenha energia suficiente, além de aumentar as suas reservas de gordura. E claro que o lugar preferido do corpo acumular gordura? Sim, na sua barriga!
Se isso tudo ainda não é motivo suficiente, a falta de energia causa alguns sintomas, como tontura, fraqueza e dor de cabeça, que são causados pela falta de energia ou pelos processos complexos que o corpo faz para conseguir obter energia.
Por isso é tão importante fazer de 5 a 6 refeições ao dia, com intervalos de cerca de 3 horas entre cada refeições.
Um beijo, e até amanhã!

2 Comment

  1. Disse tudo. O que eu mais vejo hoje em dia são meninas e mulheres que acham que se ficar muitas horas sem comer vão emagrecer. Um absurdo!

    http://www.wdblogando.com.br

    1. heysweety says: Responder

      É realmente preocupante!
      Vamos sempre atualizar as Dicas da Nutri, para auxiliar e incentivar a reeducação alimentar, mas é sempre importante procurar uma nutricionista para planejar de acordo com as suas necessidades.

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