Coifa ou Depurador?

Hey Sweety!!

Vou contar pra vocês sobre uma dúvida que me “perseguiu” por um tempo durante a reforma da minha cozinha. O que seria melhor, instalar uma coifa ou um depurador?

Quando fiz o projeto da cozinha, quis colocar armário em todos os cantos possíveis pra aproveitar bem o espaço, mas como não tinha definido se colocaria coifa ou depurador, deixei a parte acima do fogão livre.

Aí lá fui eu pesquisar sobre a diferença entre coifa e depurador pra definir o que seria melhor instalar. Vou contar pra vocês um pouco do que descobri.

Depurador de ar

Designer/Fotógrafa

Sua função é filtrar o ar sujo (cheiro de gordura, fumaça etc) e devolve-lo limpo para o ambiente. Ele é ideal para ambientes com pouco espaço, ou que não possuem saída de ar externa. Ele deve ser posicionado a uma altura específica do fogão (definida pelo fabricante).

O ar é sugado pelo depurador de acordo com a velocidade que você seleciona. A partir daí ele passará por dois  filtros: um responsável em reter a gordura e a fumaça durante o preparo do alimento e outro com carvão ativado, que elimina os odores do ambiente. Claro que ele deve ser utilizado em cozinhas pequenas, onde preparamos pouca comida. Não é indicado para cozinhas maiores.

Possui geralmente grade removível para limpeza. Em alguns modelos o filtro pode ser lavado, já outros precisam ser trocados. Existem modelos que possuem ainda a função de exaustor, capaz de eliminar o ar filtrado para fora da cozinha.

Tem um custo muito menor se comparado às coifas, e pode ser encontrado nas cores branco, preto e inox. Sua instalação também é muito fácil, geralmente bastam dois furos na parede (e uma tomada ..lógico, rs) para fique pronto para uso.

Coifa

coifa-de-parede-electrolux-60cx-60-cm-inox-34001

Sua função é muito parecida com a do depurador. Suga o ar quente e odores e gordura o eliminá-los através de saída externa do ambiente, de forma eficiente pois possui maior capacidade de captação se comparada ao depurador. Para que o ar filtrado seja eliminado, a casa ou apartamento deve ter estrutura que permita essa instalação.  Porém, ela pode funcionar também na função de depurador de ar, escolha de muitas pessoas que a utilizam como “peça” decorativa. Possui um custo bastante alto se comparado ao depurador.

 

Resumindo…

Considerando que muitos depuradores possuem a função de exaustor também, coifa e depurador apresentam praticamente a mesma função.  As diferenças nesse sentido são que a coifa ajuda a sugar o ar quente e deixar o ambiente mais fresco, além de ter maior capacidade de sucção! Com relação ao valor, a coifa é mais cara. E pensando em estética, a coifa pode se tornar um belo atrativo na decoração da sua cozinha.

O que eu escolhi?

Depois de conversar com muitas pessoas e entender a diferença entre eles, decidi deixar o espaço livre para instalar o que o meu  $$ permitisse…rsrs.  Claro que acho a coifa mais bonita, mais já tinha estourado meu orçamento, então esperei um pouco. Ainda que não faça frituras em casa, sei que a gordura do próprio preparo do alimento vai acumulando… e se não tivesse coifa ou depurador, essa gordura iria se acumular no armário ou mesmo no teto!

Por fim, consegui um valor bom de crédito com a minha lista de casamento no site do Ponto Frio, e optei por trocar por vários eletrodomésticos, entre eles…o meu depurador, da Electrolux (em breve resenha aqui!!)

Espero ter ajudado vocês na escolha da cozinha!!

Gostaram do post, deixe um comentário pra gente!!

Um beijo, e até amanhã.

Deixe uma resposta