Alimentação orgânica, vale a pena?

Hey Sweety !!

 

Com certeza você já ouviu falar sobre alimentos orgânicos, não é? E hoje, a dica da nutri vai falar de forma bem leve sobre esse assunto, para você conhecer melhor sobre esse tipo de alimentação.

 

O que são?

Alimentos são considerados orgânicos quando no seu cultivo não temos o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Portanto não são utilizados fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos.

“Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.” (Fonte: Ministério da Agricultura)

Essa definição é importante pois muitas pessoas consideram agricultura orgânica, aquela feito na chácara ou sítio de um conhecido, ou mesmo na horta que temos em casa. Porém, o fato de utilizar certos tipos de fertilizantes, já descaracteriza esse tipo de agricultura. Por este motivo, produtos orgânicos possuem um selo de certificação que comprova a sua procedência e qualidade. A grande vantagem de consumir alimentos orgânicos é a questão de serem ricos em nutrientes, por serem cultivados em terra naturalmente fértil (sem apresentar uso de produtos químicos).

Mas qual a vantagem então de consumir alimentos orgânicos?

Você contribui para sua saúde (pois ingere menos contaminantes sintéticos – evitando diversas doenças), consome alimentos de melhor valor nutricional …que além de serem mais saborosos, duram mais. Além disso você apóia um processo de transição ecológica e de proteção às futuras gerações, apoiando inclusive um sistema produtivo que respeita o bem estar animal.

Onde encontrar? 

Diversos municípios promovem feiras de alimentos orgânicos, além de serem encontrados em alguns supermercados também. Apesar de apresentar um valor um pouco maior do que os produtos inorgânicos, seus benefícios e durabilidade fazem o valor valer a pena.

Preciso higienizar?

Sim!!! O processo de higienização dos produtos orgânicos é igual ao dos inorgânicos, pois ambos podem apresentar bactérias nocivas à nossa saúde.

Espero que esse texto tenha te ajudado a conhecer melhor sobre esses alimentos!!

Um beijo, e até amanhã!

 

 

Deixe uma resposta